POR FAVOR ALGUEM TIRE A MINHA DUVIDA!
Voltar ao fórum
BEATRIZ
- SP
(03/06/2010 03:06:34)
ResponderQual a diferença entre as pranchas de Formula e as de Freeride? Por que algumas pessoas dizem que as pranchas de freeride seriam uma alternativa para aqueles que nao gostam de Formula? Eu quero velejar na represa de Guarapiranga, qual seria a diferença entre as pranchas de Freeride com mais volume e vela grande para uma de Formula? Gente, me ajudem porque eu fico pesquisando na internet e cada vez fico mais confusa. Obrigada.

Alemao
- SP
(04/06/2010 04:48:59)
ResponderOlá Beatriz, vou listar algumas das diferencas básicas: -Freeride é um velejo mais fácil e menos técnico do que fórmula. - As pranchas freeride não são tão largas e também não tem as alcas colocadas tão perto da borda da prancha, lhe proporcionando uma posicão de velejo mais confortável. - As pranchas freeride normalmente aceitam velas menores o que facilita o aprendizado. Pranchas fórmula foram feitas para velejar com vela de no mínimo 9.0m2. Você até pode colocar uma vela menor, mas não é o setup ideal. - Fórmula lhe proprciona velejar com angulos upwind e downind mais extremos, isto é, você consegue velejar tranquilamente com a prancha bem virada contra ou a favor do vento. Elas porém não são as mais ideiais para velejar no través (com o vento a 90 graus). - As pranchas fórmula vão comecar a planar mais cedo, porque são mais largas (1m de largura) e aceitam velas maiores. Mas a diferenca também não é mais tão grande como no passado. Com uma boa prancha freeride e uma vela para ventos fracos (Helium ou Glide) você consegue planar cedo também com uma freeride. - O equipamento de fórmula é mais caro do que o freeride. Foi pensado basicamente para pessoas que querem correr regatas ou velejar em angulos extremos contra e a favor do vento. O equipamento freeride tem como propósito a simples e pura diversão. É um velejo mais fácil, mas ainda assim você consegue achar pranchas de freeride que sejam mais ariscas etc. - existe também o equipamento Formula Experience, que é uma versão mais pesada e barata do que a fórmula, mas com o shape parecido. É uma classe na qual todos velejam com equipamentos praticamente similares. Eu sempre recomendo o equipamento freeride para pessoas que estejam aprendendo. Lhe proprcionará um aprendizado mais rápido e fácil. Pegue uma prancha com um bom volume para o seu peso e altura, uma ou duas velas que montem no mesmo mastro e retranca e você vai velejar em várias condicões de vento. Comece com equipamento usado e assim que você se familiarizar com o esporte poderá decidir melhor se o que você procura é fórmula, slalom ou freeride mesmo. Eu já velejei de fórmula, course race, slalom e freeride. Desisti de fórmula e hoje velejo basicamente de slalom e freeride. Não sou competidor e velejo apenas por diversão.

BEATRIZ
- SP
(05/06/2010 02:21:09)
ResponderAlemão, obrigada pela ajuda, agora estou menos confusa.

Pulga - RS
(06/06/2010 20:22:23)
ResponderOpa, blz eu gostei da explicação, mas dentro desta dúvida... eu sempre tive a dúvida... entre slalom x freeride, o que eh diferente na prancha? e no velejo? valeu

André Yamin -
(06/07/2010 14:00:11)
ResponderFala Pulga, A diferença é que slalom é um tipo de regata de windusurf enquanto freeride, como o próprio nome diz, tem uma proposta mais lúdica. Por isso as pranchas de freeride são mais estáveis e fáceis de velejar, enquanto as pranchas de slalom são rápidas e um pouco mais ariscas. Espero ter ajudado, André.