ICMS e tamanho de vela
Voltar ao fórum
Leonardo - SP
ICMS e tamanho de vela
(13/07/2010 22:31:33)
ResponderFala pessoal, O que acontece se eu puser uma vela 9 se o recomendado pela minha prancha é até 8,5? Será que teria problema? Tô com dúvida também no mastro. A vela que eu tô querendo pegar pede um mastro de ICMS 34. Há algum problema nisso? Valeu

Leonardo - SP
ICMS e tamanho de vela
(13/07/2010 22:34:06)
ResponderSó completando o que eu perguntei porque ficou incompleto: A vela que eu tô querendo pegar pede um mastro de ICMS 34, mas eu só achei mastro ICMS 32. Há algum problema (risco) em o ICMS ser um pouco menor que a vela pede?

Frank
- US
ICMS e tamanho de vela
(14/07/2010 07:10:09)
ResponderEu acho que o máximo que pode acontecer se vc usar um mastro com ICMS menor do que a vela pede é que vc vai pagar menos imposto sobre circulação de mercadorias e serviços. Agora se vc usar um mastro com IMCS 32 numa vela que pede 34 não vai fazer muita diferença, o mastro é mais mole, o tope vai abrir mais nas rajadas, se vc não vai cometir, não vale a pena ficar tão ligado em números e essas frescuras, contanto que a diferença não seja muito grande.

Leonardo - SP
ICMS e tamanho de vela
(14/07/2010 18:01:32)
Responderuhauahuahau....fol mal pelo ICMS. E pela prancha, dá pra colocar uma vela 9,0 se o máximo (teórico) que ela aguenta é 8,5? Tem algum risco de quebrar alguma coisa ou dar algum problema? Abraços

Fábio Hunter - RJ
ICMS e tamanho de vela
(15/07/2010 10:01:21)
ResponderEntão Leonardo, o que acontece nesse caso é que, PODE ACONTECER, da prancha não segurar a vela, ou seja, vai começar a entrar em Spinout direto e aí, para melhorar um pouquinho vc vai precisar de uma quilha maior. Faça um teste e depois coloque aqui um post passando sua experiência.... Forte abraço, Fábio Hunter WIND HUNTER

Dival Daltro de Jesus - RJ
ICMS e tamanho de vela
(15/07/2010 12:41:31)
ResponderFala Fábio! Tecnicamente falando , qual o significado de spinout, pois já me falaram , mas não me recordo.Seria a tradução ao pé da letra? Vai um abraço para a família.

Frank
- US
ICMS e tamanho de vela
(16/07/2010 16:19:23)
ResponderSpinout é aquela derrapada que a rebeta da prancha dá quando a quilha perde a sustentação (lift). Não acho que meio metro de vela vai fazer muita diferença no que a prancha aguenta, dá pra andar na boa. Se você quiser saber a maior quilha que que a prancha suporta, atigamente tinha um truque de medir a largura da prancha a partir de 1 pé da rabeta (o tal do one foot off) que era muito usado nas medidas das pranchas, a largura corresponde ao maior tamanho da quilha basicamente. Não sei se isso ainda vale.

Leonardo - SP
ICMS e tamanho de vela
(18/07/2010 18:26:24)
ResponderSerá que uma quilha de 52 cm resolve ou tem de ser maior (peso 75 kg)? Valeu pela ajuda pessoal

Alemao
- SP
ICMS e tamanho de vela
(19/07/2010 08:39:58)
ResponderLeonardo, qual a prancha e vela que você se refere? Quilha 52 pode até ser um pouco grande demais, vai depender da prancha. Eu uso uma quilha 52 com a minha prancha de 85cm de largura (144l) e uma vela 9,5 race. Diga que prancha vc pretende usar que fica mais fácil de ajudar. Abracos

Leonardo - SP
ICMS e tamanho de vela
(19/07/2010 11:55:37)
ResponderOi, A prancha é uma BIC core 148l, 75 cm de largura e com quilha de 46 cm. Minha vela atual é 6,5m2, mas quero pegar uma 9,0m2 ou 10,0m2. Será que 52 cm resolve ou tem de ser maior? A prancha aguenta? Valeu

Frank
- US
ICMS e tamanho de vela
(20/07/2010 10:32:53)
ResponderPega a fita métrica e mede lá. Ou então entra no site da Bic e procura informação. Pela litragem ela aguenta vela grande, já que a Techno aguentava até uma 9.9 e parece que a prancha é bem parecida, acho que já vi em algum lugar nego usando quilha 50/52 nela quando rolava umas regatas de Techno nos EUA.

Alemao
- SP
ICMS e tamanho de vela
(24/07/2010 08:29:34)
ResponderCOmo o Frank disse, tente achar as indicações no site da BIC. Mas para uma prancha com 75cm de largura, acho que se você pegar uma quilha freerace (tipo Select Freeslam) de 48 ou 50cm está de bom tamanho. Claro que dá para usar uma de 52cm que vai fazer com que você comece a planar mais cedo, mas o problema que ela vai gerar tanto "lift" na sua prancha que ela ficará fora de controle muito rápidamente se o vento aumentar. Resumindo, 52cm para muito pouco vento e uma 48cm para um vento um pouco mais forte. A quilha muitas vezes é a principal peça do equipamento todo, então é sempre bom ter mais que uma opção. Muitas pessoas gastam uma fortuna na prancha e vela e depois querem economizar na quilha. é melhor economizar no mastro e retranca e ter uma quilha boa. Uma boa opção é você entrar no site da Select Hydrofoils pois eles tem uma tabela que te ajuda a escolher o tamanho de quilha certo para a largura da sua prancha x tamanho de vela (fin selector). Não vou postar o site aqui porque normalmente dá pau, mas vá no google e digite Select Hydrofoils e vc vai achar o site. As quilhas deles são muito boas e tem um preço bem mais acessível do que uma deboichet por exemplo e a diferença não é mais tão grande como costumava ser no passado (me sinto a vontade de falar isso porque tenho quilhas das duas marcas dos modelos 2010).